Foto: Gustavo Mansur (Secom)
O serviço de banho assistido do projeto Praia Acessível foi utilizado, de novembro de 2023 até a última sexta-feira (26), por 137 pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos com dificuldade de locomoção.
Promovido pela Faders – Inclusão e Acessibilidade, fundação vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o projeto tem o objetivo de incluir as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para que possam aproveitar a temporada de verão de maneira segura. Para isso, são utilizadas cadeiras anfíbias que proporcionam a experiência do banho em 20 guaritas de 17 municípios gaúchos dos litorais Norte e Sul e em águas internas.
Para o presidente da Faders, Marquinho Lang, o principal objetivo do projeto é acolher as pessoas da melhor forma possível.
– São pessoas com mobilidade reduzida e que precisam de segurança para ingressar nas águas, mares, rios, lagos e piscinas, nos locais em que seus familiares estão no momento de férias e de lazer. Por isso, é importante que todos possam estar incluídos e curtindo aquele momento –, salientou.
O banho assistido é desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
– A escolha das guaritas contemplou locais que contassem com estacionamento reservado para pessoa com deficiência, acesso seguro à guarita e banheiro adaptado, para facilitar ao máximo para as pessoas –, reforçou Lang.
Locais onde o banho assistido está disponível:
- Arroio do Sal: guarita 38
- Arroio Teixeira: guarita 56
- Atlântida Sul: guarita 108
- Balneário Pinhal: guarita 199
- Capão da Canoa: guarita 76
- Cassino: guaritas 10 e 16
- Cidreira: guarita 180
- Hermenegildo: guarita 23
- Imbé Norte: guaritas 111 e 127
- Imbé Sul: guarita 129
- Lagos dos Barros
- Lami
- Mostardas: guarita 227
- Nova Tramandaí: guarita 159
- Quintão: guarita 215
- Torres: guarita 3
- Tramandaí: guarita 148
- Xangri-Lá: guarita 92
Para mais informações, o projeto Praia Acessível disponibiliza o Disque Banho Assistido: (51) 98594-5900 (exclusivamente WhatsApp).